sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Idosos deverão representar 32% da população portuguesa em 2050

A população idosa deverá praticamente duplicar ao longo dos próximos 40 anos, prevendo-se que venha a pesar 32% do total da população residente em Portugal em 2050, enquanto a população jovem só deverá vir a representar cerca de 13%, de acordo com as estimativas do INE.(http://www.ine.pt/prodserv/destaque/2006/d061222-2/d061222-2.pdf)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Feliz Natal....


...e um Bom Ano Novo

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Continuação.... dos Cuidados Continuados





Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados


A Dinâmica das Organizações Não Governamentais de Solidariedade Social do Concelho de Braga









Maria Cristina Costa

Redacção, 4. REAPN - Núcleo Distrital de Braga. Braga, 2005.

Publicação resultante dum estudo efectuado durante um estágio, fruto de um protocolo entre a Universidade do Minho e o Núcleo Distrital de Braga da REAPN, em que a autora começa por fazer um enquadramento teórico acerca da problemática da intervenção das organizações não governamentais de solidariedade social e o seu impacto na melhoria das condições de vida das populações que abrangem, no concelho de Braga, seguidamente, tendo como base um inquérito aplicado junto das ONG, faz uma caracterização do ponto de vista sócio-demográfico e sócio-económico e cultural e no final apresenta os resultados do trabalho de campo realizado.

Seminário Internacional Mediação de Conflitos: um novo paradigma de intervenção na prevenção, gestão e resolução da conflitualidade










24 e 25 de Janeiro de 2007
Pequeno Auditório do Centro
Cultural e de Congressos de Aveiro

Tem como objectivos:

- contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania e para o funcionamento mais satisfatório das organizações;

- proporcionar a aquisição de conhecimentos, a reflexão e o debate sobre mediação, enquanto estratégia alternativa de resolução de conflitos em contexto familiar, escolar, institucional, empresarial e judicial;

- promover o debate em torno do reconhecimento da mediação, enquanto domínio especializado de intervenção em Portugal.


Organização:
Associação Fórum-Mediação
Câmara Municipal de Aveiro
Centro Social Paroquial da Vera Cruz
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal - Núcleo Distrital de Aveiro
http://www.reapn.org/agenda_visualizar.php?ID=21

domingo, 17 de dezembro de 2006

Aprovada criação de 300 equipamentos sociais

Programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade

Cerca de 300 equipamentos sociais para crianças, idosos e deficientes vão ser criados ao abrigo de um programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, noticia a agência Lusa.
O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) foi anunciado em Março e prevê um investimento de 450 milhões de euros em quatro anos para a criação de 45.700 vagas em creches, centros de actividades ocupacionais, lares residenciais, serviço de apoio domiciliário a pessoas deficiência, centro s de dia, lares de idosos e serviço de apoio domiciliário a idosos.
Os resultados da candidatura à primeira fase deste programa serão hoje apresentados (9/12/2006) em Leiria pelo primeiro-ministro, José Sócrates, durante a assinatu ra do contrato para a construção de uma creche no Pombal.
Nesta fase foram apresentadas 1.251 candidaturas, tendo sido aceites pr ojectos que vão permitir criar 271 equipamentos sociais em várias valências.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, os equipamentos a criar correspondem a 436 respostas sociais e permitirão criar 15.5 89 novos lugares em creches, lares de idosos, centros de dia e serviços de apoio domiciliário.
Entre estes equipamentos estão 75 novas creches anunciadas em Outubro pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva.
O investimento público previsto no âmbito do PARES para o próximo ano é de cerca de 53,4 milhões de euros.
Em Leiria, o primeiro-ministro deverá ainda anunciar a criação de uma segunda fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) c om um investimento de 100 milhões de euros.
Fonte do Ministério do Trabalho e da Solidariedade disse hoje à agência Lusa que o processo de candidatura desta nova fase do PARES deverá começar no início do próximo ano.
O apoio do Estado nesta área privada circunscreve-se ao pagamento de juros resultantes do recurso ao crédito para construção, ampliação, remodelação ou aquisição de imóvel ou fracção.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

ipss - espaço online


A abertura deste espaço pretende criar um ponto de encontro para os técnicos que trabalham nas IPSS'S em Portugal. A falta de centralidade no apoio, a dispersão geográfica e diversidade de áreas a que as IPSS'S respondem, traz dificuldades enormes ao trabalho quotidiano e ao acesso à informação e formação, que deve garantir-se como continuada. No sentido de promover algumas respostas a estas lacunas, proponho-me a divulgar e discutir com os interessados eventos,informação últil, acontecimentos relevantes e quotidianos que fazem parte do nosso trabalho.

Cá estarei!
Espero ser útil.